CursosNossos serviçosApresentaçãoDicasParceirosCRH na TV
Vagas de emprego
Vagas de est�gio
Cadastro de empresa
Cadastro de candidatos
Manual de entrevista


Vagas Recentes
CHEFE DE COZINHEIRO(2)
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO(1)
PROMOTOR DE VENDAS I(1)
OPERADOR DE TELEVENDAS(1)
ASSISTENTE DE DISTRIBUI??O(1)
MANOBRISTA CNH D / E(5)
COLADOR DE OUTDOOR(1)
GAR?OM I(1)
AUXILIAR ADMINISTRATIVO I(1)
PORTEIRO I(1)
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS I(3)
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS(3)
ASSISTENTE TÉCNICO(1)
VENDEDOR INTERNO I(2)
VENDEDOR EXTERNO X(2)

MANUAL DE ENTREVISTA


 Antes de ir a uma entrevista procure saber o máximo que puder sobre a empresa e seu ramo de atividade (produtos ou serviços). Você poderá ser questionado sobre a empresa em que está pleiteando o cargo.

É ponto muitíssimo positivo saber sobre a empresa onde você pretende trabalhar.
Nunca use perfume de odor forte. Perfume forte torna-se agressivo e não é bom o candidato mostrar este lado, enquanto profissional.
Nunca use roupa extravagante 
Extravagância, excesso, tudo isto sai do padrão normal. A vestimenta fora do padrão não é sinal de bom gosto. A empresa quer profissionais que tenham bom gosto e que sejam criteriosos.
Vestir-se de forma adequada com o cargo que pleiteia Se você estiver pleiteando um cargo executivo, use camisa de mangas longas e gravata. O paletó cai bem também. Não existe proibição ou ponto negativo por mulher usar calça ou saia. Esta não dever ser curta. Evite roupas muito transparentes. O homem deve fechar até o penúltimo botão da camisa. Camisa que declara o gosto por estilo musical, esportes, religião, política ou protesto não deve ser usada.  
A maquiagem tem que ser moderada 
Como já citado, extravagância só atrapalha. 
Os cabelos devem estar bem penteados 
Por incrível que pareça o cabelo diz muito sobre o candidato. No caso do homem, deve manter com corte adequado e bem penteado. Se o cabelo for longo, mantenha-o preso. Já a mulher nunca deve deixá-lo cobrir o rosto; preferencialmente atrás das orelhas. Executivas nunca devem deixá-los ficar grande porque atrapalha. O perfil de dirigente e executiva é de um profissional dinâmico, versátil, leve e solto. Observe se 90% das mulheres que assumem cargos estratégicos não usam cabelo bem curto. Por outro lado, é raríssimo ver dirigente de empresa do sexo masculino com cabelo longo. 
Jamais use óculos escuros durante a entrevista, mesmo que seja de grau; o entrevistador precisa olhar olho no olho do candidato, se este se esconder atrás de lentes escuras é por que tem medo de mostrar quem o é. Se os olhos estiverem com alguma infecção o candidato deve  informar ao selecionador logo no início do contato.
Chegue antes do horário marcado. Não leve companhia para a entrevista Só leve consigo o que chamam de “peixe forte”, em outras palavras, um padrinho influente. Filhos, pai, mãe, companheiro(a), amigos não são bem-vindos, imaginem se entrar na sala de entrevista. 
Antes de iniciar a entrevista, desligue o celular ou outro equipamento sonoro; sua atenção deve estar totalmente direcionada à entrevista. Se seu celular tocar enquanto você estiver sendo entrevistado poderá ser desclassificado.
Não adentre a sala do entrevistador sem ser convidado, caso a sala esteja fechada dê dois toques na porta; aguarde a permissão para entrar; se não houver o convite, abra a porta devagar e pergunte se pode adentrar; certifique-se de que a deixou fechada. 
Não sente sem ser convidado.
Mantenha-se calmo(a) e tranqüilo(a), o que mais prejudica o candidato na entrevista é o nervosismo, e nervosismo é sinal de insegurança. Se o candidato confiar em si e se tiver profundo conhecimento do que o cargo exige, não tem porque ficar nervoso. Caso não consiga conter o nervosismo, aspire fundo por algumas vezes jogando o ar para fora; mentalize positivamente a oportunidade e a possibilidade de conseguir a vaga. Fale para si "esta oportunidade vai ser minha! Assim ficará mais tranqüilo. 
Não coloque os cotovelos ou braços sobre a mesa do entrevistador 
Não coloque seu material sobre a mesa do entrevistador.
Ao entrevistarmos um profissional observamos bastante a forma como ele se expressa, seu linguajar, as concordâncias verbais e verbo nominais, como também os vícios de linguagem. 
Não boceje, é falta de educação. Se por ventura sair o bocejo sem que consiga controlar, coloque as mãos sobre a boca, não emita som e peça desculpas, caso seja notado. 
Não use goma de mascar (Chamam de chiclete) 
Além de ser falta de educação mascar qualquer tipo de goma, bala etc, atrapalha de de forma considerável. 
Não chame o entrevistador de você Como você pôde ver no momento em que abordamos sobre Atendimento ao Cliente, todas as pessoas com as quais lidamos e com posto superior devem ser chamadas de: se homem — senhor, se mulher — senhora, independente da idade. 
Demonstre confiança, fale com clareza, naturalidade e espontaneidade. 
Por diversas vezes temos nos deparado com candidato mascarado. No início da entrevista tenta assumir um personagem, do meio por diante começa a mostrar sua verdadeira identidade. Artificialismo é fácil de ser desmascarado. Seja você mesmo. 
Não use expressões chulas ou gírias.
Responda apenas o perguntado.  Não fale além do estritamente necessário. Tem pessoas que, por entenderem que são comunicativas, na ora da entrevista falam pelos cotovelos. Ninguém merece um profissional tagarela.
Evite perguntas, principalmente se for fora do contexto. 
Na entrevista quem faz perguntas é o entrevistador, portanto se você se detiver ao que lhe for perguntado está de bom tamanho. O selecionador para testar o candidato poderá comentar sobre assunto que esteja totalmente fora do contexto; isto é normal acontecer. Faça seu breve comentário e aguarde-o retornar à entrevista. Não fale de assuntos polêmicos (futebol, política, religião e opção sexual. O entrevistador poderá pedir sua opinião sobre qualquer um destes temas. Comente levemente sem tomar partido, sem defender, sem tomar partido, sem dar ênfase. Tente ser imparcial. 
Durante a entrevista olha sempre para o entrevistador, não o perca de vista. O único momento ideal de você desviar o olhar é quando ele atende ou faz uma ligação telefônica. Ou mesmo se alguém chegar e falar discretamente com o selecionador.
Mesmo que não tenha sido de carteira assinada enfatize todas as experiências, citando o que verdadeiramente você domina. Jamais fale mal da empresa onde trabalhou ou de anteriores chefes É praxe perguntarmos: - fale sobre seu último emprego ou chefe. Se tiver algo negativo omita, fale como se tivesse sido tudo normal; se houver pontos positivos fale dando destaque, isto é positivo para você. 
Evite dar respostas secas como sim ou não Para todo sim ou não existe uma justificativa, portanto tente ser claro, justifique sem delongas. 
Não fume antes ou durante a entrevista Diversas empresas não contratam profissionais que são fumantes, principalmente se for para a área de burocrática. Se fumar antes o mau cheiro fica impregnado na roupa e ou cabelo, portanto o entrevistador tem como saber se o candidato fumou ou não. 
Cuidado com o mau hálito bucal.Não só o mau hálito como toda a higiene pessoal são detalhes bastante observados no candidato. 
 
Para maior aprofundamento sobre este tema e outros na área de RH, leia o Livro URGENTE Quero um Emprego Quero um Empregado, no tema “COMO TER EXCELENTE DESEMPENHO EM UMA ENTREVISTA DE “EMPREGO” 
 
Professor José Mirabel
josemirabel@gmail.com

Nossos parceirosCursos de qualificação profissionalGrandes OportunidadesCadastro Online
Livro UrgenteUpgradewebCentral de negociosPegasus

Email: atendimento@centralrh.com.br - rh@centralrh.com.br
Rua Itaporanga, 470 - Centro(vizinho a OSAF)
(79)3221-2024/2105-0110/3302-8487/3302-8488